segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Embolismo Fibrocartilaginoso - Relato de caso

O embolismo fibrocartilaginoso ( EFC ), é um problema vascular causado por uma isquemia necrotizante focal da medula espinhal, ocasionada por uma oclusão de um ou mais vasos por material fibrocartilaginoso .
Acomete com maior frequência cães de porte médio e grande, entre as raças pequenas a mais acometida é o schnauzer miniatura. O EFC é mais frequente entre animais jovens de 3 a 6 anos de idade . 
O material encontrado dentro dos vasos é de origem discal, procedente do núcleo pulposo do disco intervertebral, o mecanismo pelo qual esse material chega ao interior dos vasos ainda não está esclarecido, os embolos podem ocorrer em artérias, veias ou em ambas .
Traumatismos leves ou exercícios parecem aumentar as chances de ocorrer o EFC .
As manifestações clinicas dependem do local do embolo, geralmente os sinais clinicos aparecem de forma aguda, com perda do movimento de um ou os dois membro do mesmo lado hemiparesia, não aparecendo sinal de dor, pode ocorrer um pouco de dor no inicio, mais com o passar de algumas horas, não há dor, sendo um dado importante, pois gerelmente esses animal são encaminhados a realizar uma mielografia.
O EFC pode acontecer somente na intumenscencia lombar e afetar os 2 m.posteriores ou somente um, e pode acontecer nos segmentos craniais torácicos e crevico caudais, produzindo a síndrome de Horner.
O diagnóstico pode ser confirmado pela ressonância magnética, ou por exame pós morten em achados de necrópsia . Não existe tratamento específico, sendo muito importante iniciar o mais breve possível fisioterapia e hidroterapia favorecendo a melhora do tônus muscular e reabilitação motora.
O prognóstico é reservado e parece estar relacionado mais com a extensão da lesão do que da sua localização, e é mais favoráveis para as monoplegias, se não for observado melhora do quadro nas 2 primeiras semanas, o prognóstico se torna reservado . 
                                               RELATO DE CASO :
Resenha : pingo, canino, macho da raça pincher de 3 anos de idade . 
Animal super ativo, foi encontrado em casa sem conseguir ficar de pé, com um lado do corpo flácido             ( membros anterior e posterior direito ), fora isso nada de anormal foi notado.
Ex. Neurológico : Estado mental normal, pupilas responsivas, reflexos medulares diminuidos em lado direito, ausência de dor em palpação da coluna, dor profunda preservada . 
LOCALIZAÇÃO : C5 - T3 da medula espinhal . 
DIFERENCIAIS : compressão medular por hérnia com lateralização, embolo fibrocartilaginoso.
Pela história e pelos sinais apresentados, a suspeita de EFC, foi a mais aceita, apesar de ser um animal de peq. porte, foi iniciado sessões de fisioterapia, e em 8 dias paciente já caminhava, hoje após 40 dias, ele faz tudo que fazia, leva uma ida normal, a única coisa que a propietária relata é que as vezes o m.anterior falha e ele escorrega, mais esse episódio é cada vez menos presenciado .
Postado por M.V. Marcos M.B. Pereira

                                       Paciente apresentando hemiparesia em lado direito.

LITERATURA CONSULTADA :
http://www.palotina.ufpr.br/neurologia/topicos_neurologia/diagnostico_diferencial_paralisia_aguda.pdf
http://www.fmvz.unesp.br/revista/volumes/vol15_n2_supl/Suplemento_v15_n2_p37.pdf
http://arquivo.fmu.br/prodisc/medvet/ppbg.pdf
Neurologia em cães e gatos; Valentine L. Fernández & Bernardini editora Medvet

Um comentário:

  1. meu cao foi diagnosticado com isto,esta tetraplegico,informaram nao ser reversivel,fazem 5 dias...nao caminha e nao tem sensibilidade alguma,na tomografia nao consta lesao medular ou de disco,preciso salvar ele...alguma dica ou relato de caso semelhante q foi reversivel?

    lilian nunes porto alegre

    ResponderExcluir

Agradecemos pela sua participação. Seja um seguidor!